ONDE NASCEU JESUS?

 

As Escrituras afirmam que Jesus teria nascido na cidade de Belém.
Segundo essa tradição, a partir da convergência de diferentes narrativas de Mateus e Lucas, que representam as únicas fontes históricas relacionadas com o nascimento de Cristo, o local de nascimento teria sido Belém.
Em contraste, os estudiosos seculares e até alguns cristãos contemporâneos negam o valor histórico das narrações relativas à infância. Segundo esses estudiosos, a afirmação do nascimento em Belém não é um fato histórico, mas um símbolo teológico do messianismo davídico de Jesus.

Muitos acreditam que o lugar de nascimento de Jesus seria a cidade onde ele foi criado ou outros locais da Galileia, como, por exemplo Cafarnaum.
Outros estudiosos, mesmo não especificando uma localidade exata, excluíram ele ter nascido em Belém.
Se aceitarmos que Jesus era oriundo da Galileia, então não faria sentido os pais dele terem se deslocado a Belém (que fica na Judéia) por causa do censo. Para os administradores romanos o que realmente importava era saber o número exato de habitantes de uma região para poder determinar a carga tributária. Não teria sido de utilidade alguma computar as famílias que residiam fora de uma determinada província, isso iria só gerar confusão nos cálculos.

Onde viveu Jesus?

De acordo com alguns estudiosos leigos modernos, o apelido teológico-messiânico de Nazareno seria, na realidade, a pronúncia errada da palavra “nazireu”. Portanto, o adjetivo nazareno não estaria relacionado a um lugar geográfico e sim ao voto de estar a serviço de Deus por um tempo determinado ou por toda a vida.
Por outro lado o termo nazireu pode derivar da palavra hebraica netzer, que significa broto ou galho e, portanto, com base em Is. 11,1 e Ger. 23,5 teria um significado messiânico.

Então, onde foi que realmente Jesus viveu?
Muitos autores acreditam que ele e seu pai viveram na cidade de Cafarnaum, tanto que, em apoio a esta tese, é citada uma passagem do Evangelho de João em que Jesus pregou na sinagoga de Cafarnaum e seus oponentes diziam que ele era o filho de José.

Quando nasceu Jesus?

A data tradicional do dia 25 de dezembro é puramente mitológica.
Nesse dia era celebrado também o nascimento do Sol Invictus e de Mitra, mas já na Antiga Roma, séculos antes de Cristo, entre os dias 17 a 24 de dezembro eram comemorados os Saturnais em honra de Saturno, deus da agricultura.
A constituição formal da festa litúrgica de Natal, como o aniversário do nascimento de Jesus e sua localização no dia 25 de dezembro, foi estabelecida entre os Cristãos somente a partir do ano 336 d.C.
Ademais, como nos Evangelhos se fala textualmente de “pastores que dormiam ao relento”, é evidente que isso teria sido impossível em pleno inverno. Portanto, de acordo com muitos estudiosos, o mês mais provável para o nascimento de Jesus deve ter sido outubro.

Quanto ao massacre dos inocentes, não há nenhuma evidência contemporânea desse fato. O historiador Flávio Josefo, que relata a vida de Herodes até nos mínimos detalhes (chegando até a narrar que ele costumava pintar o cabelo) nada diz em relação a esse episódio.

E o presépio?

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o santo o fez na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

No entanto, a tradição segundo a qual o Salvador teria nascido entre dois animais, não passa de um crasso erro de tradução. Com efeito, o texto original grego “no meio de duas idades” foi traduzido em latim “in medio duorum animalium” devido a semelhança entre o genitivo plural de zon (idades) e o genitivo plural de zoon (animais).
Nesse caso, o verdadeiro jumento foi o tradutor!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s